Significado das formas

Triangulo é uma palavra que vem do Latim "triangulus". Indica um polígono de três lados. Ele é a primeira forma fechada que pode ser feita com linha simples.
Representa o espírito, alma e mente. O triângulo é a base da formação da pirâmide. O triângulo equilátero indica a Divindade.
Para os antigos Maias ele era o glifo do raio do sol, pois estava relacionado com a energia solar como também ao milho pois o triângulo era duas vezes o símbolo da fecundidade.
O triangulo na alquimia é o símbolo do fogo. Ele é o símbolo da manifestação de tudo que foi criado sendo um diagrama do mundo tridimensional, o mundo mental, astral e físico.
O número três é o simbolismo do triângulo e possui papel importante em todas as religiões.
Existe também um simbolismo no triângulo luminoso com um olho humano. É a representação material do criador. O olho representa "aquele que tudo vê".
Observamos que temos a Estrela de seis pontas que é um triângulo  com a ponta para cima simbolizando o fogo e com a ponta para baixo indicando a água.
A Estrela de Salomão é composta de dois triângulos invertidos. Ela significa principalmente a sabedoria humana: A harmonia.
Notamos que existem relações entre o triângulo de ponta para cima e o triângulo invertido sendo um o reflexo do outro. As figuras geométricas entre os números são muito evidentes e absolutas.
A Estrela de seis pontas também pode ser vista em rosetas nos vitrais de diversas igrejas como Palma de Maiorca.
Segundo pesquisas conta-se que o Rei Salomão baniu os demônios e invocou os anjos com o auxílio do Selo de Salomão.
A Estrela de seis pontas tem em sua representação mágica no selo de Salomão sendo uma representação do mago Eliphas Lévi (no livro Dogma e Ritual da Alta Magia).
Ela é uma das representações simbólicas mais universais que existe dentro da simbologia.
Na filosofia Hermética representa a síntese das forças evolutivas e involutivas pela interpretação de dois ternários.
Outro Símbolo também muito conhecido é o Pentagrama uma estrela de cinco pontas sendo um símbolo geométrico de poder místico usado em muitos rituais mágicos. A sua simbologia é muito múltipla e ampla.
Segundo os pesquisadores acreditam que a estrela de cinco pontas possui sua origem provavelmente  da Babilônia.
Na Grécia os Pitagóricos adotaram-na como um emblema da harmonia mística entre  a ligação do céu com a Terra combinando o número dois (feminino) e o três celeste (masculino).
A partir desse conceito o pentagrama foi adquirindo um significado oculto. Os Gnósticos associavam esse símbolo aos cinco elementos. Por causa do seu poder de proteção é comum que seja gravado  em amuletos de madeira pedra e anéis.
Na obra de Goethe, Fausto o personagem principal, desenha um pentagrama na porta de sua casa para evitar que entrassem influências negativas.
O mago usava figuras de pentagrama para exercer seu poder. Também usado em algumas religiões e em magia. O Pentagrama exprime o poder frente a síntese de forças complementares.
O Pentagrama sob forma de estrela era o símbolo que os pitagóricos traçavam como forma de saudação o que equivale a palavra latina vale: passe bem.
A Estela de cinco pontas é a figura do corpo humano com os quatro membros e uma ponta única que deve reapresentar a cabeça.
Nas escolas gnósticas o pentagrama é chamado de estrela flamejante sendo um sinal da onipotência e da autocracia intelectual.
É a Estrela dos magos o sinal do verbo feito carne conforme a direção dos seus raios indicando o bem e o mal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os números

Apresentação

Numerologia