Esoterismo

Olá,

O significado da palavra Esoterismo vem do conjunto de ensinamentos e conhecimentos que devem ser reservados aos não iniciados.
A palavra Esoterismo representa um conjunto de ensinamentos ligados ao Ocultismo.
São ensinamentos realizados em escolas filosóficas da antiga Grécia. Esse conhecimento era reservado aos discípulos completamente instruídos.
Todo esse ensinamento era ministrado somente a círculos restrito e fechado de ouvintes. Esses ensinamentos eram passados secretamente por diversas tradições, assim como interpretações filosóficas das doutrinas e religiões que buscavam desvendar o sentido oculto do Universo.
O Esoterismo estuda e faz uso prático das energias da natureza na Terra. Os métodos de sintonia com essas energias são os números.
A palavra Esoterismo deriva do Grego "Esotéricos" e significa interno somente se revelando no tempo certo aos iniciados através de mestres e da leitura de livros esotéricos.
É um conhecimento enigmático. Hoje o termo é mais ligado ao misticismo em busca de supostas verdades e leis que regem todo o universo ligando o natural ao sobrenatural.
Atualmente todos os conhecimentos começaram a ser reunidos em uma nova filosofia. O Esoterismo é um conjunto de tradições e interpretações filosóficas das doutrinas e de fraternidades iniciáticas que buscam transmitir esses assuntos em relação a vida. O Esoterismo contém variadas correntes ocultistas que serão comentadas posteriormente .
Os caminhos esotéricos são infinitos como as forças invisíveis. Existem inúmeras trilhas em busca do equilíbrio espiritual.
O iniciado no começo procura encontrar o que mais lhe agrada e chama atenção. Segundo a Cabala "O homem recebe aquilo que é capaz de assimilar".
Podemos nos conservar em caminhos certos sem cair em mãos erradas. Existem vários níveis de iniciação que correspondem a natureza do homem e vai depender do seu nível de desenvolvimento.
Para o ser conhecer a Deus (que possui 4 letras) não importa como é expresso em palavras, pois qualquer caminho o levaria a Deus. Cada pessoa escolhe a maneira de se comunicar com o criador.
O iniciado deverá compreender que o uso da inteligência e a força de vontade exercem  poder nos mundos.
Não importa a prática que você desenvolveu  os métodos e nem o grau que está trabalhando você entendera o Universo.
Para se dedicar ao desenvolvimento existencial da vida superior você deve ser cauteloso, discreto e simples.
É importante ficar reservado com  relação as pessoas que não compreendem a busca pela verdade.
Atualmente é cada vez mais frequente o interesse pelo Esoterismo. A humanidade busca  o conhecimento para entender a razão cósmica .
O privilégio do conhecimento  passou a ser liberto tornando-se popular porque antigamente  era somente  para pessoas escolhidas e reservadas.
O conhecimento significa poder porém sempre deverá ser usado para o aperfeiçoamento moral e ajudar as pessoas evoluírem também .
O Esoterismo é uma doutrina ou atitude de espírito que atualmente podemos estudar pois é o momento  que a humanidade deverá conhecer as leis do Universo.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os números

Numerologia

Apresentação